Comer mais, perder mais
Pode parecer o slogan de uma qualquer dieta milagrosa: como é que consigo perder mais quilos comendo mais? É simples e um dos princípios básicos de um regime alimentar saudável. Fazer várias refeições menores ao longo do dia, em vez de três ou quatro grandes, é o segredo para quem quer perder uns quilos extra e mantê-los longe.
Mais comida = menos quilos?
Ao contrário das dietas mais restritivas – onde a redução dos alimentos e número de calorias ingeridas causa fome, fadiga e até a vontade de desistir – fazer cerca de 5-6 refeições mais ligeiras por dia contribui para uma perda/manutenção de peso eficaz. Ao fazer escolhas alimentares saudáveis e distribui-lhas ao longo de todo o dia, não só conseguirá domar aquela sensação de fome animalesca, como irá aumentar o metabolismo. O resultado? Não vai cometer excessos e a queima de calorias será contínua. Se optar por esta simples mudança de hábitos, mais será sempre menos, especialmente no que toca a um corpo com tudo no sítio.
Cuidados básicos
O plano alimentar de um homem saudável deve incluir aproximadamente 2500 calorias e o truque aqui é que, em vez de distribuir esse montante por apenas as três principais refeições diárias, deve esticá-las e saborear seis refeições por dia. Tente comer sempre à mesma hora e, de preferência, não passe mais de três horas sem ingerir alguma coisa – esta dica vai contribuir para elevar os níveis de proteína o que, por sua vez, favorece a perda de gordura e a formação de músculo. Ao compor os seus menus, opte sempre por incluir o máximo de proteínas (carnes magras e brancas, peixe, ovos, lacticínios magros, nozes, manteiga de amendoim…) e fibras (cereais integrais, aveia, fruta, legumes…) possíveis porque, para além de serem alimentos saciantes, contribuem para um metabolismo acelerado que vai queimar calorias atrás de calorias. Se o objectivo é perder peso, deve escolher alimentos pouco calóricos; se a missão é a manutenção do peso ideal, é permitida uma maior flexibilidade à mesa.
Os resultados
Se conseguir seguir este plano diário de seis pequenas refeições, depressa notará diferenças no corpo e na balança. Como vai comer várias vezes ao dia, dificilmente sentirá aqueles ataques de fome que o levam quase sempre a cometer excessos alimentares com as piores comidas possíveis. Em adição, como estará continuamente a fornecer energia ao organismo, este não sentirá a necessidade de armazenar calorias, ou seja, gordura. Ao manter o metabolismo acelerado, tudo aquilo que comer, vai acabar por desaparecer como por magia. A melhor parte? Sentir-se-á energético, bem-disposto e em forma. Se combinar este regime com algum exercício físico semanal, cuidar da linha deixa de ser um sacrifício e passa a ser um prazer.
Outras dicas a considerar
- Nunca saia de casa sem um bom pequeno-almoço, é considerada a refeição mais importante do dia porque é ela que inicia o ritmo metabólico e o mantém activo durante 24 horas.
- Beba muita água – sem calorias, o H2O é o melhor amigo de quem quer perder e/ou manter o seu peso ideal.
- Espere sempre alguns minutos antes de ceder a um desejo ou ataque de fome. Comece por beber um copo de água – às vezes o organismo engana-nos e, quando pensamos que temos fome, a verdade é que temos sede. Se a vontade de comer não passar, não a ignore, faça um snack leve.
- Coma o mais devagar possível, para que saboreie bem as refeições e para permitir que perceba com tempo quando é que o organismo já está satisfeito.
- Nunca omita refeições – esta a pior coisa que pode fazer pelo seu metabolismo porque sem alimentos, vai desacelerar mais depressa do que imagina.
- Durma bem. Sabia que um sono adequado ajuda-o a contrariar os ataques de fome e as quebras de energia?
Exemplo de um menu diário saudável com 6 refeições
Passar a comer 6 refeições por dia é um hábito fácil de adquirir e com resultados visíveis muito positivos, para além do facto de não sentir que está a ser privado do que quer que seja porque… vai estar sempre a comer qualquer coisa!
Pequeno-almoço
- Taça de cereais integrais com leite magro
Meio da manhã
- Um pão integral com fiambre magro
- 1 iogurte líquido
- 1 peça de fruta
Almoço
- 1 sopa de legumes
- Tiras de peito de frango salteadas com legumes
- Arroz integral
- 2 bolas de gelado
Lanche
- Um pão de cereais com queijo magro
- 1 batido de frutas
- Frutos secos/nozes
Jantar
- 1 sopa de legumes
- Salmão grelhado com puré de batata
- Legumes cozidos ao vapor ou uma salada
- Salada de frutas exóticas
Ceia
- 1 iogurte magro com canela
- Bolacha Maria
Deixe um Comentário