Blog

publicado em 15 de Novembro de 2009 | em Saúde e Bem Estar

12 dicas para manter-se sempre jovem

young
A idade não perdoa e se hoje o espelho nos devolve a imagem de um homem jovem, de pele lisa, cabelo brilhante e corpo em forma, amanhã esse reflexo pode ser outro, à medida que os sinais de envelhecimento vão surgindo, quase sem darmos conta. Antecipe-se e saiba como parecer sempre mais novo.

1.Alimentação equilibrada. Se passar os dias a comer alimentos gordurosos isso vai reflectir-se no seu corpo mais tarde ou mais cedo. E a verdade é que nunca é tarde para alterar hábitos alimentares! A bem da sua juventude prefira sempre fruta e legumes frescos, peixe, carne magra, leguminosas, frutos secos, azeite e cereais integrais. Não quer dizer que de vez em quando não possa saborear um belo hambúrguer e uma cerveja, mas isso deve ser sempre a excepção à regra. Não abuse no álcool, nem no café e, quando em dúvida, prefira um bom copo de vinho tinto – está recheado de anti-oxidantes que lutam contra os sinais da idade. Todo esse esforço à mesa vai valer a pena quando elas lhe sussurrarem ao ouvido “os anos não passam por ti”…

2.Exercitar o corpo. A alimentação e o exercício físico são fortes aliados no combate ao envelhecimento, isto porque um homem com excesso de peso parece sempre mais velho, menos atractivo. Para além da actividade física regular ajudar a eliminar quilos indesejados, manter um peso ideal e tonificar o corpo, assegura um coração mais forte, o que contribui para uma vida mais longa e saudável. Sabia que os homens que jogam golfe aumentam a sua esperança de vida em 5 anos, simplesmente porque é um desporto ao ar livre, que exige muitas caminhadas e é anti-stress… este é apenas um exemplo. Procure o melhor para si.

3.Exercitar a mente. Manter o cérebro activo é meio caminho andado para assegurar que, mesmo com o passar dos anos, mantém uma mente jovem e alerta. Fazer coisas tão simples como ler, elaborar listas, jogos de brain training (sudoku, palavras cruzadas…), usar a mão não dominante para as tarefas diárias, diversificar os trajectos habituais, memorizar números de telefone e desenvolver novas capacidades ou hobbies (aprender uma nova língua ou modalidade desportiva) ajudam a evitar o envelhecimento e cansaço cerebral.

4.Sono de beleza. As mulheres não abdicam dele e os homens devem seguir o exemplo. Segundo alguns estudos, sete horas de sono por noite parece ser o número mágico para o sexo masculino, caso contrário a privação do sono torna-se um dos principais culpados no que toca ao aspecto envelhecido do rosto e olhos. A Associação Americana de Dermatologia também alerta para as posições em que se dorme: dormir de lado pode aumentar o aparecimento de rugas no queixo e maçãs do rosto, enquanto dormir de barriga para baixo contribui para o surgimento das linhas do tempo na testa. O melhor é mesmo dormir de costas.

5.Pêlos e cabelos. Há quantos anos usa o mesmo penteado? Será que o favorece ou está a acrescentar-lhe anos de vida que dispensa? Um penteado jovem e actual pode rejuvenescê-lo numa tarde, basta falar com o seu cabeleireiro e actualizar o look. E já que falamos em pêlos, saiba que um homem de barba feita pode parecer 5-7 anos mais novo do que realmente é. E, se não se quer parecer com aqueles velhotes que passam os dias sentados nos bancos dos jardins, mantenha os pêlos do nariz, ouvidos e sobrancelhas sobre controlo, ou seja, aparados!

6.Hidratar, hidratar, hidratar. A água é o melhor hidratante natural que existe e se ainda não o fez, está na hora de trocar os refrigerantes pelo H2O. Para além de consumir água, é preciso cuidar da pele de forma literal. Caso contrário, o passar dos anos vai torná-la cada vez mais flácida, pálida e seca – o que não é nada sexy para um homem que quer manter um ar jovem e saudável. Mais uma vez, há que aprender com as mulheres neste campo e munir-se com os melhores cremes do mercado, para assegurar uma pele perfeita.
7.Brancura total. A idade não perdoa, nem aos dentes, nem à saúde oral, por isso, o check-up anual no dentista é imprescindível, assim como os cuidados em casa – lavar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental e um elixir bocal. Em casos especiais, um branqueamento de dentes é sempre uma excelente opção para assegurar um sorriso impecável. Dentes maltratados podem envelhecer muito mais do que uma simples ruga.
8.Não-fumador. Quer manter esse aspecto atraente e charmoso durante muitos anos? Apague o cigarro. Quem fuma reduz a sua esperança de vida em cerca de 15 anos quando comparado com não fumadores; e aproximadamente 30% dos cancros estão associados ao tabagismo. Não podemos rebobinar o relógio biológico, mas se deixar de fumar hoje ainda vai muito a tempo de recuperar o tempo perdido, de voltar a sentir-se em forma e acabar com os inestéticos dedos e dentes amarelos.
9.Na moda. Há quanto tempo não actualiza o guarda-roupa? Se actualmente veste a mesma roupa que vestia há dez anos atrás, então o mais certo é parecer mais velho do que realmente é. Não precisa de ser um fashion victim, mas estar atento às tendências de moda e ir descobrindo qual o seu estilo pessoal, assim como as peças de roupa e cores que o favorecem mais é uma forma fácil de manter-se sempre novo e com um visual actual. Se precisar de ajuda, peça conselhos a uma mulher… ela vai adorar ajudar!
10.Fazer sexo. Não há melhor fonte de juventude do que fazer sexo, de preferência muitas vezes e do bom! O sexo mantém-nos adolescentes puros e com inúmeros benefícios para a saúde: fortalece e protege o coração, ajuda a perder peso, aumenta a resistência dos músculos, combate o stress, ansiedade e mau humor, baixa o colesterol e contribui para um sono melhor. Ah, garanhão! Está à espera de quê? Convença-a!
11.Sorrir. Evite ter um ar enfadonho e envelhecido com estes gestos simples: sorrir mais, assegurar uma postura física correcta e, claro, manter sempre uma atitude confiante. Quem sorrir muito, diverte-se mais, está melhor consigo e com a vida e mantém a auto-estima e auto-confiança bem altas. Quando se sente bem e seguro de si mesmo, parece sempre mais novo e atraente. Afinal de contas, a idade é apenas um número… o que realmente interessa é como nos sentimos cá dentro.
Estado zen. Regra geral, as mulheres vivem 5 a 8 anos mais do que os homens e a razão é muito simples – as mulheres conseguem exprimir e lidar melhor com os problemas, principalmente com o stress e as emoções a eles ligados. A depressão, o pessimismo e a negatividade podem acrescentar anos de vida ao rosto e corpo, diminuindo assim a esperança de vida. Homens, há que começar a contrariar esta tendência! É preciso aprender a ter e a desfrutar de uma vida mais equilibrada, onde há espaço para tudo menos para o stress e a má disposição. Procure o seu estado zen e rejuvenesça.

Deixe um Comentário