Blog

publicado em 17 de Novembro de 2009 | em Saúde e Bem Estar

10 Passos para definir uma marca pessoal

Marketing Pessoal é um conceito que começa agora a dar que falar e que exige que cada profissional se assuma perante os outros como uma verdadeira marca. Saiba como construir a sua.

Na rubrica “Os 10 Mandamentos”, que periodicamente redige no jornal “Oje”, a especialista em coaching e gestão de imagem, Maria Duarte Bello, dá hoje a conhecer uma dezena de regras essenciais à construção de uma imagem pessoal e profissional de sucesso. São elas:
1 – “Definir a marca”
O importante é construir uma marca com base nas qualidades pessoais de cada um, não esquecendo de salientar os elementos distintivos.
2 – “Atitude profissional”
Maria Duarte Bello defende a importância de exemplares condutas profissionais, para a construção de uma imagem positiva.
3 – “Transmitir confiança e credibilidade”
A insegurança não transmite confiança, pelo que a especialista alerta para a importância de respostas assertivas, sem indecisões.
4 – “Coerência total”
À semelhança de qualquer marca, o profissional deve ser coerente em palavras e gestos.
5 – “Cultivar o Carisma”
Agir de modo a atrair a atenção e a motivação dos outros.
6 – “Estabelecer Sintonia”
Maria Duarte Bello aconselha as pessoas a criarem uma “zona de conforto” na comunicação, onde todos se sentem compreendidos.
7 – “Conduzir comportamentos”
Quem tem uma boa marca pessoal é capaz de orientar e controlar o comportamento dos outros, defende a especialista.
8 – “Status”
A utilização do poder pessoal é um trunfo e esse poder é susceptível de estar alicerçado em diversificadas componentes.
9 – “Ter estilo”
As marcas devem ser singulares, por isso, Maria Duarte Bello aconselha as pessoas a criarem um estilo próprio, que permita fácil identificação e distinção.
10 – “Pratica o networking”.
A especialista considera os contactos interpessoais importantes e, nesse âmbito, evidencia o compromisso e a manutenção da palavra dada.
Deixe um Comentário