Blog

publicado em 27 de Novembro de 2009 | em Saúde e Bem Estar

Dicas para o sucesso da sua empresa

Empresa

Empresa

As  leis para ter sucesso na sua  empresa.

* Gaste o menos possível – No início, todos estão entusiasmados! E com um sonho-padrão de empresa na cabeça: escritório, mesas e placa na porta com o nome do empreendimento. Mas é preciso isso tudo??? Já que a Internet possibilita trabalho a distância, será que vale à pena montar escritório?

 

 

Para quem está a espera de facturar para ter receitas, o risco é enorme, pois vai precisar levantar dinheiro  para manter o custo fixo, nem sempre com projectos rentáveis para a empresa.

Se o escritório deixa de ser fonte de receita e passa apenas a poço de despesas, tem que ser avaliado.

Se tem um ambiente em casa propício ao trabalho a distância, reavalie também!

*Procure mercados em expansão e com diferencial –  Sugere-se sempre que se faça um Plano de Negócios antes de montar a empresa. É um bom conselho, mas a maioria, por problemas de tempo, cultura e dinheiro não o faz.

O mais importante, entretanto, é actuar em mercados em expansão, com dinheiro circulando e perspectivas.

Preocupe-se com as empresas que competem consigo, pois terá que criar diferencial em relação a elas. Ou de preço, ou de qualidade, complexidade e, do retorno final para o cliente. Apostar na formação e qualidade dos seus colaboradores.

*Nunca trabalhe sem um bom contrato – O primeiro contrato nunca é o ideal, mas na área de serviço, só se ganha dinheiro com um bom contrato. No caso de Empresas de Prestações de Serviços, quem vende serviço, vende vento.
Nada do que é entregue é palpável, como um computador, um carro ou uma televisão.

No contrato, é preciso descrever com detalhes o que vai entregar no final do trabalho para o cliente, tornando o vento cada vez mais concreto.Quanto melhor descrever os serviços, menos problemas terá.

Opte ainda por separar o trabalho, no decorrer do projecto, recebendo um sinal e valores por cada etapa. Esse método compromete o cliente e diminui o risco de possíveis problemas de débitos. Pense como o cliente e verá que vai abrir  mais portas, para outros serviços.

* Empresas pequenas devem procurar clientes grandes – No começo, existe a tendência para  trabalhar com muitos clientes, ganhando pouco de cada um. Isso exige muito capital, um plano de negócios afiado e tempo para dar certo.

Cada cliente quer ser atendido como se fosse grande e único. E se tem que prestar um  Serviço a muitos clientes, torna-se complicado. Além disso, quando de  se deparam com a pequena empresa, ficam exigentes, e neste caso poderá ter dezenas de pequenos  clientes, que vão  ocupar muito, e o resultado final será:  trabalhará muito e ganhará pouco.
Ter bons clientes, do que ter muitos clientes pequenos.

*Respeite clientes, fornecedores e funcionários – Uma atitude de respeito nunca é esquecida. Portanto, não crie inimigos sem necessidade. Não é bom para consciência, nem para negócios.

O cliente ou fornecedor de hoje pode indicar mais um novo cliente amanhã. E o estagiário actual, pode ser o cliente futuro.
Seja ético, faça o serviço de forma profissional e pague todos da sua equipa em dia. Uma rede de contactos positiva é fundamental!

*Tenha um bom e honesto contabilista – Não deixe a contabilidade com qualquer um, muito menos envie cheque para o contabilista pagar tudo sem pedir de volta os recibos pagos.

*Apresente bem a empresa a todo momento – O website tem que dizer exactamente quais os serviços que realiza, quem são os principais clientes e, se possível, o depoimento deles avaliando o trabalho realizado. E os ganhos que eles podem obter com você.

Coloque ainda todos os seus contactos, do telefone ao e-mail. Responda rapidamente os pedidos de informação, se possível, por telefone. Saiba divulgar o site nas ferramentas de busca.

Tenha sempre o cartão de visita apresentável, não economize neste momento. Vista-se de forma adequada para lidar com cada cliente (tenha uma boa aparência) e seja pontual, confirmando sempre antes de sair do escritório se ainda podem recebê-lo.

*Não tenha medo de mudar – A área de serviços permite flexibilidade. Esteja atento: leia revistas e jornais de negócios, com olhos nas novas oportunidades.
Visite com frequência sites de concorrentes e vá a congressos e feiras.

Converse regularmente com os clientes e saiba o que pensam do futuro, leia o plano estratégico deles para saber para onde vão e como ajudá-los a ter sucesso.

Não existe empresa que passe mais de cinco anos a fazer a mesma coisa – ainda mais em tecnologia.Tem que estar sempre informado.

*Não perca o foco – Na verdade, quando montou a empresa qual era o objectivo?
Pense nisso. Existem diversos tipos de empresários e perspectivas. Alguns que focaram tudo no dinheiro, voltaram as costas a  toda gente e hoje estão com dificuldades de relacionamento.

Deixe um Comentário